Técnicas de negociação para aumentar suas vendas
- Roberto Paula
- 14 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Fechar vendas é uma tarefa desafiadora para os profissionais da área. A atividade nunca foi fácil, só que hoje em dia nós precisamos pensar em novas estratégias, produtos/serviços, abordagens e campanhas com mais rapidez, pois as mudanças são mais rápidas.
Para enfrentar essa situação, nós devemos perguntar a si mesma: o que fazer para que as constantes mudanças de tecnologias e plataformas digitais não afetem os negócios?
O processo para responder essa pergunta começa na elaboração de um planejamento estratégico que considera todas as áreas atuais e potenciais de atuação e na capacitação dos profissionais de vendas, garantindo a elaboração de ações eficazes, bons resultados e lucro.
3 dicas para nos mantermos atualizados
Como tudo muda com muita agilidade hoje em dia, é preciso estar atento a tudo que está acontecendo todos os dias. Por isso, selecionei 3 dicas importantíssimas para que os vendedores sigam:
1 Estudar o que está acontecendo no mundo e no setor em que trabalha todos os dias. Seja lendo portais de notícias ou conversando com outros profissionais, é essencial estar atento.
2 Fazer benchmarking regularmente. É fundamental conferir o que os concorrentes estão fazendo. Além de conferir tendências, pode ser uma forma de buscar por referência (e não copiar).
3 Desenvolver processos flexíveis que aceitem mudanças e o desenvolvimento de pessoas.
Técnicas de negociação para aumentar suas vendas
Um fator essencial é entender o que o consumidor necessita para atendê-lo e até superar as expectativas. Para que todo esse ciclo aconteça, a equipe de vendas deve estar preparada para realizar uma negociação eficaz com o cliente, que resulte no fechamento de um bom negócio. Por isso, você vai conferir algumas técnicas de negociação que você e sua equipe pode utilizar no dia a dia para potencializar o seus resultados de vendas. Utilizando as sugestões a seguir, você e sua equipe de comercial estará ainda mais preparada para fechar boas vendas e potencializar ainda mais seus resultados. Acompanhe:
1. Preparação
passar pelo treinamento adequado, o profissional está preparado para conduzir a negociação. Isso permitirá que ele haja com naturalidade, passe confiança para o cliente e seja capaz de identificar o real motivo para a negociação.
Além disso, você pode incentivar a equipe a pesquisar e ler materiais, como livros, revistas, filmes e documentários relacionados que a deixem ainda mais afiada para a hora do contato com o cliente.
2. Postura
O vendedor deve demonstrar ao consumidor que possui habilidade técnica e conhecimento a respeito da empresa em que trabalha e do produto/serviço que oferece. Ele também deve mostrar que está pronto para atender as necessidades e perguntas que ocorrerem na negociação. O contato visual e a empatia são fundamentais para que isso aconteça.
Sendo assim, nada de cara fechada ou de demonstrar aborrecimento na hora do contato com cliente, pois ele pode perceber facilmente a falta de interesse em atendê-lo e pode procurar o concorrente mais próximo. Atendê-lo sempre com um sorriso no rosto, demonstrando boa vontade e simpatia, são elementos essenciais para fazer com que ele se sinta acolhido decida-se por fechar a venda com você.
3.Atendimento diferenciado
O atendimento diferenciado e personalizado, lidando com o cliente de modo a atender à necessidade apresentada e buscando solucionar seus problemas, garantem que ele seja mais flexível no momento da negociação. Dessa maneira, é preciso mostrar que ele é único e que, naquele instante, somente ele importa para você.
4. Roteiro
Embasar a negociação em um roteiro facilita a organização de ideias e a fluidez da conversa.
Mas fique atento: o roteiro é algo que vai orientar a sua equipe ao longo do processo de vendas, não quer dizer que seja necessário segui-lo à risca, deixando a conversa com o cliente totalmente engessada. O importante é deixar o papo acontecer da melhor maneira possível, fazendo com que o cliente sinta-se a vontade e veja que tem total domínio e liberdade de escolha. Com isso, as chances de que ele opte pelo seu produto/serviço são muito maiores.
5. Saber ouvir
É fundamental que vocês ouçam verdadeiramente o que o cliente está dizendo e querendo. Saber a hora de falar, ouvir o cliente, ser flexível e trocar informações permite que os interesses de ambas as partes sejam expostos, analisados e defendidos, o que normalmente gera bons acordos.
6. Não fechar o negócio de primeira
Fechar a venda na primeira proposta apresentada nem sempre é a melhor saída. Ter paciência e discutir as opções de venda com o cliente é uma forma de chegar a melhor solução para as duas partes. Assim, ele vai sentir maior confiança em escolher a sua empresa para fechar o negócio que deseja.
7. Guardar o melhor da negociação para o final
Se o vendedor oferecer as melhores condições no começo da negociação pode acabar fechando a venda de forma prejudicada. Oferecer os melhores bônus no final é o ideal para fechar com uma condição interessante não só para você, mas também para o cliente.
Recomendação extra: as pessoas estão busca de experiências atender bem e oferecer os melhores preços e produtos/serviços já não é suficiente para conquistar verdadeiramente o coração do consumidor. Por isso, é preciso se atualizar constantemente com o objetivo de oferecer ao cliente experiências positivas, que façam com que ele se torne um verdadeiro fã da sua marca, produto e de você.
Para que isso aconteça, é fundamental que a você e seus colaboradores mantenham-se próximos de seu público-alvo, com o intuito de entender quais são suas reais e principais expectativas e necessidades com relação ao mercado em que você atua.
Munido destas informações, será possível oferecer-lhe, não só produtos e serviços de qualidade, mas experiências que vão se tornar inesquecíveis em que seu imaginário, ou seja, que farão com que a sua marca e você seja a primeira a ser lembrada quando ele precisa do que você tem a lhe oferecer.
Espero que tenham gostado.
Até breve!
Comments